79ª Sessão Geral da OIE – Paris, 22 até 27 de Maio de 2011

A sessão teve lugar em Paris entre 22 e 27 de Maio. Como representante da FARM foi presente o Dr. Marcos Medina, Assessor Técnico da FARM e da Associação Rural do Paraguai (ARP).

Entre as 34 resoluções aprovadas, que em breve estarão disponíveis no site oficial da OIE (www.oie.int) destacam-se as seguintes:


Resolução 14: Reconhecimento da situação sanitária dos membros sobre a febre aftosa (todas as Zonas de Alta Vigilância ficaram reconhecidas como a Zona Livre com Vacinação).

Resolução 15: Reconhecimento da situação sanitária dos membros sobre a peste bovina. (Todos os países da FARM estão incluídos na listagem).

Resolução 17: Reconhecimento da situação sanitária dos membros em quanto à Encefalopatia Espongiforme Bovina. (Inclui a Argentina, Austrália, Chile, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Índia, Nova Zelândia, Noruega, Paraguai, Panamá, Peru, Singapura, Suécia, Uruguai).

Foram realizadas as eleições para as novas autoridades. Ao nível das Américas, o conselho diretivo foi composto da seguinte forma:
- Presidência: EUA.
- Vice-Presidência 1ª: Cuba.
- Vice-Presidência 2ª: Paraguai (pelo Paraguai foi nomeado como delegado permanente para a OIE ao Dr. Hugo Idoyaga).
- Secretária: Panamá.