oie
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) é a organização intergovernamental responsável por melhorar a saúde animal em todo o mundo. Conta com 178 países membros e tem escritórios regionais e sub-regionais em todos os continentes. Executa suas funções, sob a autoridade e controle da Assembléia Mundial de Delegados composta por Delegados designados pelos governos dos países membros. Sua normativa é referencia para a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A FARM assinou um acordo de cooperação com a Representação Regional da OIE para as Américas. Também participa como observador nas sessões gerais da Assembléia Mundial e nas Conferências Regionais. Tem realizados conjuntamente  seminários e palestras sobre temas de saúde no MERCOSUL.

86ª Sesión General de la OIE – París, 20 al 25 de mayo de 2018

20180520 86SesionOIEEn representación de la FARM participó el Dr. Jorge Bonino Morlán (ARU-Uruguay), quien participó en diferentes instancias. Se destaca su participación en la Reunión Oficial de las Américas, en la que se definió la 24ª Reunión Regional de las Américas, que se realizará en noviembre de 2018 en República Dominicana, país elegido para la vicepresidencia de la Comisión de las Américas de la OIE.

Leia mais...

85ª Sesión General de la OIE – París, 21-26 de mayo de 2017

 OIE 2017Representación de la FARM, Dr. Jorge Bonino Morlán. Se destacan como fortalezas de los países de la región, el reconocimiento mundial del status sanitario y la estabilidad de las delegaciones con una óptima y exitosa articulación pública-privada.

Leia mais...

83ª Sesión General de la OIE - París, 21-31 de mayo de 2015

 

La Asamblea tuvo lugar en la Maison de la Chemie en París, Francia, del 21 al 31 de mayo de 2015 y contó con la presencia de delegados de 151 países, 34 organizaciones internacionales y aproximadamente 600 participantes.

Leia mais...

82a Sesión General de la OIE - París, 25 al 30 de mayo de 2014

FotoOIE2014Como representante de la FARM, participó el Dr. Jorge Bonino Morlán (ARU) quien también acompañó a la Delegación Uruguaya.

El inicio de la 82ª. Sesión General de OIE (178 países afiliados), se desarrolló en la Maison de la Chemie, con la presencia de 131 países; 42 Organizaciones Internacionales y con aproximadamente 500 participantes. Se aceptó a Liberia y South Sudan, por lo que pasaron a ser 180 países.

Leia mais...

81 ª Sessão Geral da OIE – Paris, 26-31 Maio de 2013

Como todos os anos, a FARM foi convidada a participar representando ao setor privado rural da região durante a 81a Sessão Geral da Assembléia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). 

Desta vez, a representação foi liderada pelo Dr. Jorge Bonino Morlán (ARU-Uruguai), que também participou acompanhando á delegação oficial do Uruguai no evento. 

Leia mais...

80 ª Sessão Geral da OIE – Paris, 20-25 de Maio de 2012

De 20 a 25 de maio de 2012, foi realizada a 80a Sessão Geral da Assembléia Geral da Organização de Saúde Animal (OIE), com a participação de representantes dos 178 membros da OIE, observadores de organizações internacionais que assinaram um acordo formal com a OIE e outras organizações internacionais e regionais.


Pela FARM participou o Assessor Técnico Dr. Marcos Medina, também membro da Associação Rural do Paraguai (ARP). 

PRINCIPAIS RESOLUÇÕES APROVADAS

Foram aprovadas 33 resoluções em matéria de saúde animal nos países membros da OIE. Os textos completos estão disponíveis em Espanhol e Inglês. Detalham-se a seguir as resoluções consideradas de interesse:

Resolução 14. Reconhecimento da situação de saúde dos países membros sobre a febre aftosa. Argentina, Brasil, Chile e Uruguai mantêm o mesmo status de 2011, o Paraguai continua com o status em suspenso em relação à febre aftosa, a Bolívia entrou em uma zona livre (macro região do Altiplano) sem vacinação. 

Resolução 16: Reconhecendo da situação de saúde dos membros para a Encefalopatia Espongiforme Bovina. Lista dos países com risco insignificante de EEB: Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Índia, Nova Zelândia, Noruega, Paraguai, Panamá, Peru, Singapura, Suécia, Uruguai. Brasil e Colômbia entraram na lista nesta sessão.

Resolução 22. Bem-Estar Animal. Inclui a adoção de um novo padrão de Bem-Estar Animal para Sistemas de Produção de Gado de Corte. 

ELEIÇÃO DE NOVAS AUTORIDADES NA OIE

NO AMBITO MUNDIAL

Finalizou o mandato do Dr. Carlos Correa como chefe da OIE. O novo Conselho Mundial da OIE foi composto da seguinte forma:
- Presidente: Dra. Karin Schwabenbauer (Alemanha)
- Vice Pte: Jouad Berrada (Marruecos)
- Miembros: Evgeny Neplokonov (Rusia); Botlhe Michael Modissane (Sudafrica); Toshiro Kawashima (Japon); Mark Schipp (Australia); Brian Evans (Canada); Nasser El-Deen Al Hawamdeh (Jordania) y Carlos Correa (Uruguai)

NO AMBITO REGIONAL
- Presidente: John Clifford, EEUU
- Vice Ptes: Miguel Azañon (Guatemala); Guillerme Figueiredo Márquez (Brasil)
- Secretario: Mark Trotman (Barbados)

PROXIMAS ACTIVIDADES DA OIE

- Segunda Conferência Mundial para a Erradicação Global da Febre Aftosa, a ser realizada em Bangkok, na Tailândia, de entre 26 e 29 de Junho. Entre os temas a serem abordados é o plano para a febre aftosa dentro do Programa Global para o Controle Progressivo das Doenças Transfronterizas dos Animais (GF TDs).
- 21. Conferência Regional da OIE para as Américas da Comissão. Barbados, 26-29 novembro 2012.
- 3 º. Conferência Mundial de Bem-estar Animal. Malásia, de 6 a 8 de novembro de 2012.
- Conferência Mundial sobre a utilização prudente de agentes antimicrobianos em animais. Paris, 13-15 de Março de 2013.

Leia mais...

Pagina 1 de 2