XII Reunião da Comissão de Saúde Animal CVP (CSA) Buenos Aires - 22 de outubro de 2012

A XII Reunião da CSA do CVP foi realizada no dia 22 de outubro de 2012 em Buenos Aires, Argentina. Questões regionais na área da saúde animal e segurança alimentar são tratadas em conjunto pelo setor público (SVO do Comitê) e do setor privado (produtivo, industrial e veterinários do livre exercício da profissão) reunidos em uma das comissões da CVP: a Comissão de Saúde animal (CSA).


O principal assunto considerado foi o trabalho que está sendo realizado pelo SENACSA ​​do Paraguai na amostragem soroepidemiológico para febre aftosa junto com os outros serviços veterinários oficiais do CVP e sob a coordenação do Centro Panamericano de febre aftosa (PANAFTOSA).

A este respeito, a Comissão destacou o esforço e a organização desse trabalho inédito, e que sem a cooperação do setor produtivo não poderia ter feito em tempo e corretamente. O objetivo final é o controle da doença para sua erradicação na região e, no caso particular do Paraguai, cumprir com o prazo estipulado pela OIE para recuperar o seu status de saúde.

O setor privado expressou a necessidade de participar mais ativamente das ações oficiais, para enriquecer algumas discussões e levar adiante algumas propostas concretas para o setor público. Acredita-se recomendar que os setores privados estejam organizados e fortalecidos legalmente em todos os países do CVP, promovendo assim a participação nos planos de saúde que apresentam os SVO e alcançar uma maior interação e fortalecimento das estruturas veterinárias.