X Reunião da Comissão de Saúde Animal CVP (CSA) Montevidéu - 15 de Setembro de 2011

A CSA reúne representantes do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) e FARM. Com uma ampla convocatória foi realizada a X Reunião da CSA, em Montevidéu, Uruguai.


Neste encontro foram apresentados os novos linhas de trabalho do Plano Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

Participaram os chefes de serviço, além dos diretores de saúde integrantes do CVP, as associações de veterinários, membros da Federação das Associações Rurais do MERCOSUL (FARM), o presidente da Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE), o coordenador do Programa de Ação MERCOSUR livre de febre aftosa (PAMA) e representantes do Centro Pan-americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA).

Pela FARM estiveram presentes:

- Karnatz, Juan Pablo (Diretivo CRA Argentina)
- Rey Kelly, Juan Cruz (Assessor Técnico CRA Argentina)
- Roccatagliata, Raúl (Assessor Técnico SRA Argentina)
- Sattori, Christian (1 º Vice-Presidente CONFEAGRO, Bolívia)
- Pitta Pinheiro, Luiz Alberto (Assesor Saúde CNA Brasil)
- Coutinho, Decio (Coordenação Comissão de Saúde CNA Brasil)
- Sebastião Costa Guedes (Diretor de Saúde CNPC Brasil)
- Nuñez Irala, Juan Néstor (Presidente ARP Paraguai)
- Medina, Marcos (Assessor Técnico ARP Paraguai)
- Amorim, Leopoldo (Assesor Técnico ARU Uruguai)
- Mesa, Patricia (Assessora Técnica FR Uruguai)

Questões consideradas:

-  Cumprimento das ações determinadas pelo CVP na Área de Fronteira
Entre as ações desenvolvidas pelo CVP no âmbito do PAMA, foi considerada a nova modalidade de vigilância epidemiológica baseada no risco.

Além disso, e logo do sucesso regional alcançado pelos resultados positivos obtidos nas ações conjuntas entre os países membros do CVP na área de fronteira (ex ZAV), o Comitê, por sua Resolução RES/CVP/UY/II/09/2011, convocou seu grupo ad hoc de Febre Aftosa (junto com a coordenação técnica do PAMA e do Centro PANAFTOSA) para realizar uma avaliação  e atualização das ações desenvolvidas na ex ZAV, assim como a concepção dum novo plano de monitoramento na zona da fronteira que tenha em consideração os objetivos e metas de acordo com o Plano Hemisférico (PHEFA), e com o sistema de informação proposto pelo PANAFTOSA.

A partir dos resultados deste trabalho, o CVP acordou em criar um grupo de trabalho composto por técnicos dos países, com o PAMA e PANAFTOSA, para proceder a realizar a caracterização de risco nas regiões fronteiriças, e assim proceder à análise do sistema de informação regional liderado pelo PANAFTOSA, considerando que o sistema de informação deve permitir a gestão de toda a informação fornecida pelos países da zona fronteiriça.

- Diretrizes do Programa Hemisférico de Ação para a Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) e ações executadas.

- Relatório da terra caravana Bolívia - Paraguai.

- Alianças Estratégicas do CVP com: OIE, Organismo Internacional Regional de Saúde Agropecuária (OIRSA) e  Comunidade Andina de Nações (CAN).