Intercâmbio com os Ministros da Agricultura em Buenos Aires - 21 de setembro de 2018

20180921 FotoFARM CAS1Como de costume nas reuniões ordinárias do Conselho de Ministros da Agricultura do Cone Sul (CAS), a FARM foi convidada a participar do espaço de intercâmbio com o setor privado. Nesta ocasião, o atual presidente pro tempore, Dardo Chiesa (CRA) e o secretário Daniel Pelegrina (SRA) participaram em representação.

Documento de posição: Relacionamento institucional - Negociações comerciais - Convergência regulatória. Medidas sanitárias, regulamentos técnicos e meio ambiente - Agroquímicos - Sistemas de produção sustentáveis. Boas práticas.

Os ministros asseguraram que o trabalho está sendo realizado com prioridade na aplicação do comércio e na padronização de produtos para a convergência de todos para o Codex Alimentarius. Com relação à abertura de mercados, foi relatado que estão sendo feitos progressos com a China, especialmente na aprovação de eventos tecnológicos pendentes na região.

Representantes da FARM apresentaram um documento de posicionamento com algumas questões que dizem respeito ao setor agrícola regional. Dada a nova estagnação das negociações com a União Européia, eles afirmaram que “o Mercosul está se encaminhando para outras negociações - com a Associação Européia de Livre Comércio (EFTA), Canadá, Cingapura e Coréia do Sul - que avançam decisivamente nestes e iniciam outros, principalmente com países da região asiática, é o objetivo de cumprir e desenvolver”.

Por sua parte, Daniel Pelegrina, na qualidade de presidente da FEPALE, manifestou apoio à cadeia de laticínios do Mercosul, em seu recente manifesto sobre a política protecionista e de distorção da UE, e os possíveis danos à abertura do mercado regional.

O documento também reflete a preocupação com “restrições ao uso de moléculas de agroquímicos que foram estabelecidas na UE, com base em critérios de“ perigo ”em vez de“ risco ”. Essas mudanças no sistema regulatório europeu deixarão os produtores sem ferramentas e passarão rapidamente a restrições ao comércio de produtos agrícolas com forte impacto sobre as economias da região”.

Além da necessidade de priorizar sistemas de produção sustentáveis e boas práticas agropecuárias.

Documento de posición de la FARM - XXXVI Reunión del CAS, 21 de setiembre de 2018 (em espanhol)

20180921 FotoFARM CAS2

20190422 FlyerArgencarne2

Exposições rurais

Paraguai:

 

- EXPO ARP 2018
- Organiza: Asociación Rural del Paraguay (ARP)
- Del 9 al 22 de julio
www.expo.org.py

Discurso del Presidente de ARP, Luis E. Villasanti en Expo 2018 - Mariano Roque Alonso (em Espanhol)

Argentina:

 

- EXPO PALERMO 2018
- Organiza: Sociedad Rural Argentina (SRA)
- Del 18 al 29 de julio
www.exposicionrural.com.ar

Discurso del Presidente de SRA, Luis Miguel Etchevehere, Expo Palermo 2017

Brasil:

 

- EXPOINTER 2018
- Organiza: FARSUL-CNA (Federaçao da Agricultura do Río Grande do Sul)
- Del 25 de agosto al 2 de setiembre
www.expointer.rs.gov.br

Uruguai:

 

- EXPO PRADO 2018
- Organiza: Asociación Rural del Uruguay (ARU)
- Del 5 al 16 de setiembre - Acto inaugural: 15 de setiembre
www.expoprado.com

Bolívia:

 

- EXPOCRUZ 2018
- Organiza: Federación de Ganaderos de Santa Cruz (FEGASACRUZ)
www.fexpocruz.com.bo